04/01/2013

Função Expressiva na Obra de Arte


FÓRUM: Considere uma das obras comentadas no texto e comente sobre a realização de uma função pedagógica e/ ou expressiva.

 

Em relação à função expressiva após a leitura do material, disponibilizado no site da Universidade Gama Filho – UGF pela professora Débora Maria M. Querido, podemos concluir que a função expressiva da obra de arte tem como objetivo “revelar” para a sociedade todos os tipos de manifestações artísticas e culturais (obras de artes) criada pelo homem ao longo do tempo, pois vivemos num mundo marcado por encontros culturais cada vez mais freqüentes calcado por um hibridismo cultural. É importante mencionar que as obras de arte não se podem reduzir apenas a uma (única) simples manifestação de sentimento, haja vista que as classes dominantes sempre tentaram impor paradigmas, estilos, conceitos, padrões, etc; no mundo das artes gerando uma visão excludente e preconceituosa em relação à arte popular oriunda das classes menos favorecida socialmente.

Se a arte expressiva tem como finalidade: mostrar. A partir daí, podemos dizer, que a arte na pré-história pretendia mostrar o mundo mágico-religioso daquele momento histórico e que a arte na Modernidade teve a pretensão de revelar a identidade individual e coletiva, marcada pelo estilismo.

Vale lembrar que a arte provoca nos indivíduos uma gama variada de sentimento e emoções e uma diversidade de reações humanas e sua função expressiva visa transformar num fim aquilo que para outras atividades humanas é um meio e com isso, transmuta instrumentos sensoriais e, quem sabe, consigamos alcançar nossos objetivos em um fim.

“(...) as artes transfiguram a realidade para que tenhamos acesso verdadeiro a ela. Desequilibra o instituído e os estabelecidos, descentra formas e palavras, retirando-as do contexto costumeiro para fazer-nos conhecê-las numa outra dimensão, instituinte ou criadora (...)”[1].

 

A função expressiva da obra de arte permite com que os indivíduos tenham oportunidade de conhecer o mundo, e enxergar como ele realmente é _ façanha realizada através de símbolos e alegorias em outras palavras: cores, texturas, formas, ritmos, gestos, expressões, etc.

 

“(...) Assim, a obra de arte nos traz uma última revelação: mostra que a história é o movimento incessante no qual o presente (o artista trabalhado) retoma o passado (o trabalho dos outros) e abre o futuro (a nova obra instituinte) (...)”[2].

 

Em nossa opinião expressar na obra de arte é “impactar” e “chocar” fazer com que o público perceba e entenda a real mensagem que o pintor, escultor, músico, ator, artista, etc; quer nos transmitir através de sua criação artística e não importa se tenhamos uma interpretação positiva, negativa, crítica de sua obra.

 



[1] Ideia de CHAUI, Marilena.
[2] CHAUI, Marilena.

0 comentários:

Postar um comentário