03/11/2012

Cultura Popular

AVALIAÇÃO DISSERTATIVA: Faz parte do ofício do historiador tentar recuperar o conceito de cultura popular, conceito esse que não é dado, mas construído e “inventado”. Essa “invenção cultural” de cultura popular vem do século XIX e do mundo urbano e industrial em ascensão e conseqüentemente, do surgimento das multidões e das massas. Discorra sobre as razões que levaram a construção e invenção do conceito de cultura popular nesse contexto histórico específico, para isso leve em conta tanto o contexto europeu quanto o brasileiro.


Analisando o artigo “Cultura popular entre a tradição e a transformação[1]”, identificamos que anterior ao século XIX; estudiosos e pesquisadores[2] já tinha o interesse em investigar a cultura popular, pelo fato de possuir em seu contexto elementos heterogênico e por estar associado a algo bizarro, distantes dos paradigmas da época. Oriunda do “mundo underground, das camadas rotuladas como inferiores, subalternas, e do submundo, muitas vezes sofreu discriminação, preconceito e perseguição da elite tradicional, conservadora, moralista e dominante (européia e brasileira), pois almejava “doutrinar”, “adestrar”, “silenciar”, através de uma política iluminista (racional) e positivista de ordem, progresso e obediência ao governo e ao Deus católico e protestante.

“(...) destaca ainda a crescente preocupação das autoridades com práticas que geram protestos, tumultos, como o carnaval _ entre outras manifestações populares (...)[3]”.

Com receio de uma suposta revolução social, promovida pela cultura popular, a burguesia direcionou sua atenção para a criação artística do povo marginalizado socialmente pelo mundo moderno, capitalista e urbano.
Em relação ao Brasil, do século XIX, o folclore e a cultura popular despertaram a atenção dos estudiosos não somente pelo fato de desvendar a “gênesis” da cultura popular em sua íntegra, mas para ajudar a construir a identidade nacional, através de análises dos contos, cantos, poesias, festas, humor, superstição, etc; e não pelos agentes que os gerem e consomem, haja vista que o Brasil se encontra em um período de modernização.
“(...) história popular sempre foi relacionada com a história dos excluídos, que não têm patrimônio ou não conseguem que ele seja reconhecido e conservado (...)[4]”.

No desenrolar do século XX, a preocupação dos estudiosos passou a ser outra em relação ao século passado, pois tinham o desejo de transformar o folclore em uma disciplina científica autônoma, e a partir daí, explicar e reconstruir as manifestações culturais e tradicionais ao contrário, do século XIX, que estudou o folclore sem a utilização de um método que não foram guiados por uma delimitação do objeto de estudo, mas através de um viés político e ideológico (europeu e brasileiro).
É importante mencionar que, o “mass média” distorce a apresentação das manifestações populares (mito, folhetim, festa, humor, superstição, etc), pois é apresentado ao consumo público, como uma mercadoria que deve ser consumida seguindo a lógica do mercado durante o processo de exibição que posteriormente poderá ser substituído por outro da mesma espécie que está sendo lançado ao mercado.

“(...) para o mercado e a mídia o popular não interessa como tradição, ou seja, como algo que perdura. Ao contrário, o que tem popularidade na indústria cultural deve ser, após atingir o auge, relegado ao esquecimento, a fim de dar espaço a um novo produto que deverá ser acessível ao povo, ser do gosto do povo, enfim ser popular (...)[5]”.

A política populista visando ganhar força, crédito e poder apropria da cultura popular para construir sua plataforma política com o objetivo de enganar e ludibriar o cidadão comum e que nos faz pensar que somos agentes dessa política e que o Estado nos inclui e reconhece e permite a fazer parte desse palco de poder.
Ficamos em dúvida se é pertinente, ou não fazer este comentário, mas na década de 60, chegou-se à conclusão de que, era necessário aproximar intelectuais, artista e o povo[6] que fabricava a cultura popular com a intenção de unir as forças e derrubar o regime totalitário vigente, em prol da construção de um projeto de cultura nacional (arte X política) que pudesse transformar a sociedade, de modo em geral, sem distinção de sexo, raça, trabalho, ideologia, credo, cor, deficiência, etc; visando a direção da sociedade.

“(...) acabam negando a validade das manifestações populares e mantêm o preconceito em relação à cultura popular ao aproximá-la da “falsa cultura”, entrando, por conseguinte, num processo de alienação que eles tanto combateram (...)[7]”.






[1] Artigo de autoria de Vivian Catenacci, cientista social e coordenadora do Projeto Viverate – SP.
[2] Podemos citar como exemplo os intelectuais românticos do século XVIII.
[3] Ibidem, p. 29.
[4] Ibidem, p. 31.
[5] Ibidem, p. 32.
[6] Classes subalternas, os trabalhadores, etc.
[7] Ibidem, p. 34.

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