03/11/2012

Música Popular Brasileira - MPB

FÓRUM: Entre o final do XIX e o início do XX, os lundus e as modinhas foram os gêneros escolhidos como exemplos contundentes da “música popular brasileira”. No cenário cultural atual, o que é considerado a “verdadeira música popular brasileira”

Fazendo a leitura e análise do texto “Alexina de Magalhães Pinto e o Tesouro dos Humildes”, foi possível aprender que desde ao final do século XIX, e início do século XX, determinados gêneros musicais do Brasil são oriundos dos grupos menos favorecidos socialmente e que sofreu preconceito e discriminação em detrimento dos brancos pela elite (branca) de artistas e intelectuais brasileiros pelo fato de pertencer à categoria popular e por estar sempre em oposição à sociedade tradicional, arcaica, conservadora, ultrapassada e moralista.
Vale mencionar que, esses gêneros musicais (cantigas populares) que sofreram  estigma e discriminação de forma direta e indireta através de suas letras de música pelo fato de retratar abertamente um país exótico, rico culturalmente, explorado e oprimido e que sofreu a influência de diversas culturas principalmente, pela cultura africana.
No decorrer da leitura foi possível perceber, que independente da classe social que o indivíduo viesse a pertencer se tivesse aptidão musical para o violão era visto com maus olhos” perseguido e difamado pelo restante da sociedade, rotulado como um desclassificado, fora dos padrões comportamentais e sociais da época.
Atualmente, percebe-se que o preconceito que se fazia presente no final do século XIX, e início do século XX, em relação a determinados estilos musicais ainda se faz presente e continuam impregnados, ou seja, “tatuado” na sociedade contemporânea (indústria fonográfica) e enfrentam inúmeras dificuldades, para ser aceito por ser uma expressão genuína do povo (já que atinge as grandes massas) e a maioria dos seus artistas (criadores, compositores e letristas) são da periferia e por suas letras serem mais sexualizadas, fazer apologia ao álcool, cigarro e drogas, incentivar a violência, retratar traição e desilusões amorosas, denunciar a corrupção (política, econômica e social), incentivar o uso das gírias, ridicularizam a imagem da mulher, etc; exemplos que podemos citar: o forró, o reggae, o rap, o funk, a música regional e dos repentistas, o teen pop, o eletro forró, o hip-hop, o tecnobrega, etc.
De acordo com nossos estudos e pesquisas, através de vários sites da Internet descobrimos que a Música Popular Brasileira (MPB) é um gênero musical brasileiro que surgiu em meados dos anos 60, com a segunda geração da Bossa Nova e que sempre foi apreciada pelas classes médias urbanas, do Brasil.
Em discussão com o acadêmico Serapião de A. Neto chegamos à seguinte conclusão: Que foi a partir da década de 60, com os Festivais de Música Popular exibidos pela TV Celso e TV Record que este gênero musical que encontra-se em debate, recebeu o título de Música Popular Brasileira (MPB) e que nos festivais posteriores, caiu no gosto do público (telespectador) pelo fato das músicas terem uma tendência e conotação nacionalista abordando temas instigantes, tais como ditadura militar, a mulher na sociedade, a fome, informando, discutindo e denunciando questões sociais nas vozes de Caetano Veloso, Gilberto Gil, Chico Buarque, Maria Bethânia, Ney Matogrosso, Nana Caymmi, Milton Nascimento, Dorival Caymmi, Elis Regina, Clara Nunes, Geraldo Vandré, entre outros. Acredito que no cenário atual, é considerada verdadeira Música Popular Brasileira (MPB) toda música que seja capaz de instruir, informar, levantar questões à sociedade, o conhecimento da nossa língua materna e que traz à tona nossa sensibilidade, encantamento, alegrias, tristezas e que permite uma reflexão critica, construtiva e criativa sobre as diversidades existentes em nosso país.


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